sábado, 7 de maio de 2011

Potencialidades das TIC

  Todo educador deve refletir sobre o potencial da aprendizagem que decorre do uso das TIC. Por isso, é importante que o professor reconheça as potencialidades pedagógicas das TIC a fim de incorporá-las a sua prática.
  Segundo Cabero (1996), as principais características das TIC são: imaterialidade, interatividade, instaneidade, inovação, elevados parâmetros de qualiidade de imagem e som, digitalização, maior influência sobre os processos de produtos, automação, interneconexão e diversidade.
  Uma das principais características das TIC é o seu grande potencial na promoção de aprendizagem colaborativa, interação entre alunos, aproximação entre participantes e professores.Contudo, para que as TIC cumpram tais objetivos, faz-se necessário que sejam consideradas as atividades elaboradas pelo professor.
  As potencialidades das TIC, em especial o computador e a internet, chama-nos a atenção para o fato de que mudam-se os suportes textuais, alteram-se as práticas de leitura e escrita, modificam-se as dimensões de espaço, de tempo e os pápeis do aluno e do professor. O professor não é mais o centro, o detentor de saberes e não deve ser negligente às transformações educacionais decorrentes do uso das TIC. Ao contrário, deve entender seu papel fundamental: orientador, facilitador do processo de aprendizagem.
  Os computadores (nas escolas onde há internet) possibilitam a todos os alunos sair de sua sala e "viajar" na descoberta e construção do conhecimento, para encontrar outros alunos, outras escolas, outros espaços de aprendizagem, desenvolvendo sua autonomia no processo de aprendizagem.
  Como podemos observar, as TIC permitem novas e potencialmente diferentes experiências de aprendizagem, mas estas só poderão existir se forem bem orientadas e moderadas pelo professor, pois as TIC por si só não garantem a aprendizagem.
  O acesso às TIC a partir de atividades pedagógicas orientadas pelo professor oportuniza ao educando participar, questionar, produzir, decidir, transformar a dinâmica social, motivando-o a ser  o coautor de seu próprio processo cognitivo.
  Diante das potencialidades das TIC, o processo educacional precisa ser repensado, o que implica em analisar o significado da práxis pedagógica e seus pressupostos de aprendizagem a partir de um conhecimento em rede.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário